sábado, 20 de junho de 2009

RELATÓRIO III




3º ENCONTRO DE GESTAR II/ ALTOS PI



O terceiro encontro aconteceu na mesma escola do encontro anterior. O objetivo do mesmo foi o estudo do Guia Geral, momento onde todos os professores tiraram suas dúvidas, dando sugestões quando a execução das oficinas.
Foi iniciado com a leitura de uma mensagem de boas-vindas aos professores cursistas, em seguida foi entregue um material ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (caderno, régua, lápis, caneta e borrachas) aos mesmos. Por lá estiveram trinta professores ( somando Estado e Município). O trabalho inicial de estudo do Guia Geral foi entre pequenos grupos para que em seguida houvesse a socialização dos mesmos, como de fato aconteceu. Todos participaram da socialização, tirando dúvidas ou dando suas opiniões. Em primeira instância foi percebido o descrédito por parte de alguns cursistas, o que não desmotivou as formadoras. Alguns viam o Gestar II como “mais um programa”, porém as formadoras tentaram conscientizar esses cursistas que a diferença parte deles mesmos, são eles o diferencial da Educação neste momento.
Por fim foi delegada aos cursistas a primeira atividade ( RELATÓRIO SOBRE AS EXPECTATIVAS DO GESTAR) a ser executada por eles. E apresentado uma mensagem de despedida da turma.


--------------------------------------------------------------------------------------------


RELATORIO DE UMA DAS CURSISTAS



  • NOME: Agnália Souza

  • ESCOLA: Unidade Escolar Pio XII ( Rede estadual)


GESTAR II


O Gestar II ajudará a melhorar as atividades pedagógicas da escola. Em primeiro lugar enriquece o professor( cursista) de novos conhecimentos. O professor tem a oportunidade de aprender com o relato de experiências dos outros professores.


Aprender também com os formadores. É positivo o fato de podermos resolver atividades individuais e em grupo.


N aescola o Gestar II é implantado de forma eficaz no momento em que os alunos se familiarizavam com vários gêneros textuais, contribuindo com sua desenvoltura de conhecimento.


Por muitas vezes, essa aplicação torna-se improdutiva devido ao tempo restrito para as atividades, por parte, tanto dos alunos como dos professores. Também percebe-se a dificuldade desse professor na integração de conteúdos aos textos em estudo, como vários outros fatores.


As váris expectativas sobre o Gestar estão sendo incorporadas em momentos de discussões que são os encontros de preparação dos professores, todavia o mesmo fará com que o alunado tenha êxito em sua práticas.


Com isso, a comunidade se tornará mais esclarecidas quanto ao seu papel na sociedade, percebendo que a integração de diferentes atividades pedagógicas só os tornam pessoas mais conscientes e esclarecidas.


Um comentário: